EM CONSTRUÇÂO - Lista de Temas dos Cursos Um Breve resumo de cada temática do menu de cursos, as subpastas de filtros estão em desenvolvimento para participar dos cursos nasta clicar em participar que será redirecionado para a plataforma de e-lerning do MOOC.


21

Responsabilidade Social e Econômica


A responsabilidade social é quando cidadãos, instituições e empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar da comunidade, funcionários e sociedade. No caso da Responsabilidade Social Corporativa ou RSC é uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

A chamada RSC é o conceito usado na literatura especializada sobretudo nas empresas e instituições, principalmente de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios, seu quadro de funcionários e comunidade com foco no Marketing Social que vem se mostrando cada vez mais presemte, eficiente e trazendo excelentes resultados financeiros para as Marcas.No caso dos cidadãos são ações individuais e coletivas, neste caso podem se vincular a Instituições através do Voluntariado que vem crescendo consideravelmente pois estão sendo muito valorizados e estimilados pelos profissionais de RH e Empresas.


11

Responsabilidade Socio Ambiental


Responsabilidade Sócio Ambiental - RSA é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

No caso das empresas e instiyuições é uma maneira de se responsabilizar pelos impactos sociais e ambientais de suas atividades industriais e comerciais. Independentemente do tamanho ou segmento de atuação, é importante que as empresas tenham um compromisso para reduzir o impacto ambiental de suas atividades.


55

Responsabilidade Sexual & Sócio Emocional


As competências e responsabilidades socio emocionais servem para crianças e adultos aprendam a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros e em seus relacionamentos. Respeitando mutuamente as diferenças e particularidades morais de cada ser humano através do estudo da ética e sexualidade aprendemos que as responsabilidades sexuais são importantes para a economia, saúde física, emocional e afeta diretamente o planejamento de curto, médio e longo prazo familiar, económico, educacional ou profissional.


11

Cidadania


Refere-se aos direitos e deveres de uma pessoa ou povo num território. A cidadania é a expressão máxima do direito, pois existe para e pelos cidadãos pode ser dividida em política que garante os direitos e deveres para participação política (votar, ser votado, organização em sindicatos e movimentos sociais, etc.), civil garante seus direitos e deveres a liberdade (liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais) dentro da Lei e da ética, civil garante seus direitos e deveres à dignidade da vida humana (respeito aos direitos humanos, direito ao trabalho, à alimentação, à moradia, ao lazer, à saúde, à educação, etc.) isso significa obedecer às leis e às normas que se relacionam com a vida em sociedade e o bem comum (ética).

A palavra "cidadania" vem do latim civitas, que significa "cidade". Portanto, os cidadãos são aqueles e aquelas que coabitam e dividem os espaços públicos. Para isso, possuem os direitos e deveres civis, políticos e sociais que se desenvolvem a partir da ideia do que é melhor para o grupo social (ética). É importante notar que a cidadania é um processo contínuo e em constante transformação pois o poder emana do povo, que se submete à organização do Estado para que esse possa garantir os seus direitos, deveres e o bem de todos.

Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.A relação do cidadão com o Estado é dúplice: de um lado, os cidadãos participam da fundação do Estado, e portanto estão sujeitos ao pacto que o criou, no nosso caso a Constituição Federal de 1988. Portanto, sendo o Estado dos próprios cidadãos, os mesmos têm o dever de zelar pelo bem público e participar, seja através do voto, seja através de outros meios, formais e informais, do acompanhamento e fiscalização da atuação estatal. Ao mesmo tempo, os agentes estatais, como cidadãos investidos de funções públicas, tem o dever de atuar com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, prestando contas de todos os seus atos. Uma relação harmoniosa entre as expectativas dos cidadãos e a atuação estatal é o ideal a ser alcançado por qualquer sociedade. O conceito de cidadania vai muito além, pois ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade (responsabilidades sociais segundo a BNCC), tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. Segundo Dalmo de Abreu Dallari em seu livro “Direitos humanos e cidadania” (2004): “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”.

Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, transversal de uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos e deveres Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária (ética).


63

Saúde


EM CONSTRUÇÃO - Tópico em Desenvolvimento de subpaginas.


63

Tecnologia e Educação


EM CONSTRUÇÃO - Tópico em Desenvolvimento de subpaginas.